segunda-feira, 9 de abril de 2012

Planejamento 1º Bimestre 9º Ano


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE AFOGADOS DA INGAZEIRA-PE
FICHA DE PLANEJAMENTO DE UNIDADE DIDÁTICA
Coordenador: Patrícia Amaral  Disciplina: Português    Série: 9º Ano       Bimestre:1º   
Período: 03/02 a 20/04/2012  

COMPETÊNCIAS
UNIDADE/SUBUNIDADE
ESTRATÉGIAS
RECURSOS DIDÁTICOS
AVALIAÇÃO

-Localizar informações explícitas.

-Localizar Informações implícitas

-Reconhecer características próprias do tipo ou do gênero a que pertence o texto.

-Observação dos efeitos de sentido produzidos pela utilização de elementos não-verbais.

-Exposição de síntese das ideias centrais do texto.

-Expressão de opinião sobre ideias apresentadas em textos jornalísticos de divulgação científica;

-Reconhecimento, entre partes de textos, das relações textuais indicadas por meio de expressões conectoras;


A  dança das gerações
-Pais
Gênero:Crônica
1.- Estudo de texto
 1.1Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Reportagem
1.3 Análise e Reflexão sobre a Língua
-Orações subordinadas substantivas
-Orações subordinadas substantivas reduzidas
-Orações substantivas na construção do texto
ORTOGRAFIA
-Plural dos substantivos compostos
A dança de valores
1.Estudo do Texto
-Leitura de Imagens
1.1-Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Reportagem
1.3  Análise e Reflexão sobre a Língua
-Pronome relativo Que, cujo e onde
O pronome relativo na construção do texto
Os valores e a felicidade
1.        Estudo do texto
1.1Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Editorial
1.3  Análise e Reflexão sobre a Língua
-As orações subordinadas adjetivas
-Classificação das orações adjetivas
-As orações adjetivas na construção do texto
INTERVALO:  O sonho acabou?
-Introdução do tema da unidade,promovendo leitura de imagens da página inicial;
-Leitura do poema buscando discutir os aspectos relevantes ;
-Leitura da crônica ( partilhar a leitura: escolhendo alguns alunos para representarem os personagens presentes no texto) ;
-Estudo do texto através de atividade proposta no LD;
-Análise das características do gênero jornalístico abordando os aspectos estruturais de uma reportagem diferenciando-a da notícia;
-Propor produção de uma reportagem;
-Estudo dialógico buscando construir conceitos sobre as orações subordinadas substantivas e seu efeito na construção do texto;( uso do data-show para exibição de slides)
Realização de atividades extras
( xerografadas ou escritas )
-Explanação oral sobre os pronomes relativos, com espaço para intervenções e esclarecimentos necessários;
-Realização das atividades propostas pelo livro;
_Realização de atividades complementares ( trabalho com os descritores SAEPE e PROVA BRASIL)



Livro didático

Vídeos

Data-show

Cartazes

Revistas

Jornais



- A avaliação será feita através de atividades reflexivas, trabalhos individuais ou em duplas  testes e provas.

Pontos a serem considerados
Dentro dos conteúdos atitudinais

Apresentação dos materiais necessários a aula;

Comportamento adequado durante as aulas;

Participação nas atividades propostas;

Registro dos conteúdos em dia no caderno;

Realização de tarefas encaminhadas para casa;



REFERÊNCIAL BIBLIOGRÁFICO:
Cereja,Willian Roberto
Cochar Magalhães. 5.ed.reform. São Paulo Editora Atual
Português Linguagens- 9º Ano

Planejamento 1º 7º Ano


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE AFOGADOS DA INGAZEIRA-PE
FICHA DE PLANEJAMENTO DE UNIDADE DIDÁTICA
Coordenador: Patrícia Amaral  Disciplina: Português    Série: 7º Ano       Bimestre:1º   
Período: 03/02 a 20/04/2012  

Competências
UNIDADE/SUBUNIDADE
ESTRATÉGIAS
RECURSOS DIDÁTICOS
AVALIAÇÃO

-Localizar informações explícitas.

-Localizar Informações implícitas

- Desenvolver estratégias de leitura

-Depreender o sentido (literal ou figurado) de uma palavra ou expressão.


-Reconhecer características próprias do tipo ou do gênero a que pertence o texto.

-Reconhecer características próprias do texto de ficção.

-Relacionar o narrador ao foco narrativo.

-Reconhecer os elementos constituintes do esquema narrativo.


-Manter a continuidade temática do texto.



 -Analisar as especificidades das diferentes classes gramaticais na construção do texto.

TEMA: Heróis
O Herói e a conquista do impossível
1.Estudo do Texto
1.1Leitura e interpretação
1.3. Produção de Texto coletiva
( Narrativa Mítica)
1.4Análise e Reflexão sobre a Língua
-verbo
Estrutura do verbo
Formas Nominais do verbo
Locuções Verbais
1.3 Ortografia

Duas Faces de Herói
1.Estudo do Texto
1.1Leitura e interpretação
1.3. Produção de Texto Narrativo(individual)
1.4 Análise e Reflexão sobre a Língua
-Tempos do Subjuntivo
-O Subjuntivo na construção do texto

O herói que habita em mim 
1.Estudo do Texto
1.1Leitura e interpretação
1.3. Produção de Texto : HQ
1.4 Análise e Reflexão sobre a Língua
-O advérbio
- O advérbio na construção do texto

INTERVALO
Produção de revista em quadrinhos
Atividade Coletiva
-Leitura compartilhada,Leitura oral feita pela  professora ou ainda sugerir leitura silenciosa;

-Conhecer o mito como gênero;

-debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de argumentação orais ;
 -Analisar por meio de atividades  de leitura as características do tipo narrativo;

-Exibição de vídeo: “ Herói por acaso””

-Exibição de vídeo: “ Batmam begins ”

- Explanação dialógica dos aspectos verbais;
-Conhecer as particularidades do verbo em relação à estrutura, à regularidade/irregularidade e à formação do subjuntivo;

-Acompanhamento das atividades propostas verificando a função semântica-estilística do verbo e advérbio na construção do texto;
-Vivência do Projeto: Heróis de Todos os tempos
-Realizar eleição para escolha do nome da revista


Livro didático

Vídeos

Data-show

Imagens Mitológicas

Cartazes

Jornais



- A avaliação será feita através de atividades reflexivas, trabalhos individuais ou em duplas  testes e provas.

Pontos a serem considerados
Dentro dos conteúdos atitudinais

Apresentação dos materiais necessários a aula;

Comportamento adequado durante as aulas;

Participação nas atividades propostas;

Registro dos conteúdos em dia no caderno;

Realização de tarefas encaminhadas para casa;



REFERÊNCIAL BIBLIOGRÁFICO:
Cereja,Willian Roberto
Cochar Magalhães. 5.ed.reform. São Paulo Editora Atual
Português Linguagens- 7º Ano

Planejamento 1º Bimestre 6º Ano


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE AFOGADOS DA INGAZEIRA-PE
FICHA DE PLANEJAMENTO DE UNIDADE DIDÁTICA
Coordenador: Patrícia Amaral  Disciplina: Português    Série: 6º Ano       Bimestre:1º   
Período: 03/02 a 20/04/2012  

COMPETÊNCIAS
UNIDADE/SUBUNIDADE
ESTRATÉGIAS
RECURSOS DIDÁTICOS
AVALIAÇÃO

-Localizar informações explícitas.

-Localizar Informações implícitas

-Reconhecer características próprias do tipo ou do gênero a que pertence o texto.

-Reconhecimento dos elementos constituintes do conto (enredo, tempo, espaço, personagens, narrador, conflito, desfecho);



Explorar a contribuição dos aspectos paralingüísticos na construção dos sentidos do discurso oral.


-Reconhecer as distintas estratégias argumentativas típicas da fala.

-Identificar as expressões verbais que, num determinado contexto cultural, indicam atitudes ou posturas de polidez.


-Analisar as especificidades das diferentes classes gramaticais na construção do texto.


No Mundo da Fantasia
-Era uma vez
Gênero:Contos maravilhosos  
1.- Estudo de texto
 1.1Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Conto
 1.3Análise e Reflexão sobre a Língua
-Linguagem verbal e não verbal
-Intelocutores
-A língua e os códigos
-Código lingüístico na construção do texto
- Semântica e Discurso
Todas as crianças crescem...
Menos uma!

1.Estudo do Texto
1.1-Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Conto Maravilhoso
1.3  Análise e Reflexão sobre a Língua
-As variedades Linguísticas
-Linguagem formal
-As variedades linguísticas e a construção do texto
Terra de encantamento
1.        Estudo do texto
1.1Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Conto ( oral)
1.3  Análise e Reflexão sobre a Língua
-Texto, Discurso, gênero do discurso
-A intencionalidade discursiva
-Gêneros do discurso
A intencionalidade discursiva na construção do texto
INTERVALO: Histórias de hoje e sempre
-Leitura compartilhada,Leitura oral feita pela  professora ou ainda sugerir leitura silenciosa;

-Explanação oral sobre tema proposto pelo texto sugerindo a socialização de histórias conhecidas dos alunos que tenham tradição oral;
-Analisar por meio de atividades em dupla as características do gênero conto;

-Ampliar os conceitos através do estudo da linguagem verbal e não verbal aplicando seu uso através de atividade proposta pelo livro;
Análise interpretativa seguida de correção explicativa com possíveis intervenções

-Exibição de vídeo: “ A história sem fim III ”

-Estudo da variedades lingüísticas utilizando tirinhas ou outros recursos proposto pelo livro

-Exposição dialógica sobre intencionalidade discursiva e gênero do discurso
-Vivência do Projeto: Histórias de Hoje e Sempre
-Dramatização


Livro didático

Vídeos

Data-show

Gibis

Cartazes

Revistas

Jornais



- A avaliação será feita através de atividades reflexivas, trabalhos individuais ou em duplas  testes e provas.

Pontos a serem considerados
Dentro dos conteúdos atitudinais

Apresentação dos materiais necessários a aula;

Comportamento adequado durante as aulas;

Participação nas atividades propostas;

Registro dos conteúdos em dia no caderno;

Realização de tarefas encaminhadas para casa;



REFERÊNCIAL BIBLIOGRÁFICO:
Cereja,Willian Roberto
Cochar Magalhães. 5.ed.reform. São Paulo Editora Atual
Português Linguagens- 6º Ano

Evanildo Bechara - Nossa Língua Portuguesa

Gêneros Textuais - Carolyn Miller & Charles Bazerman