![]()
FICHA DE PLANEJAMENTO DE UNIDADE
DIDÁTICA
Coordenador: Patrícia Amaral Disciplina: Português Série:
9º Ano Bimestre:1º
Período: 03/02 a 20/04/2012
|
||||
COMPETÊNCIAS
|
UNIDADE/SUBUNIDADE
|
ESTRATÉGIAS
|
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
AVALIAÇÃO
|
-Localizar informações explícitas.
-Localizar Informações implícitas
-Reconhecer características próprias do tipo ou
do gênero a que pertence o texto.
-Observação
dos efeitos de sentido produzidos pela utilização de elementos não-verbais.
-Exposição de síntese das ideias
centrais do texto.
-Expressão de opinião sobre ideias apresentadas em textos
jornalísticos de divulgação científica;
-Reconhecimento, entre partes de textos, das relações textuais
indicadas por meio de expressões conectoras;
|
A dança das gerações
-Pais
Gênero:Crônica
1.- Estudo de texto
1.1Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Reportagem
1.3 Análise e Reflexão sobre a Língua
-Orações subordinadas substantivas
-Orações subordinadas substantivas reduzidas
-Orações substantivas na construção do texto
ORTOGRAFIA
-Plural dos substantivos compostos
A dança de valores
1.Estudo do Texto
-Leitura
de Imagens
1.1-Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Reportagem
1.3
Análise e Reflexão sobre a Língua
-Pronome
relativo Que, cujo e onde
O pronome relativo na construção do texto
Os valores e a felicidade
1.
Estudo do texto
1.1Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Editorial
1.3 Análise e Reflexão sobre a Língua
-As orações subordinadas adjetivas
-Classificação das orações adjetivas
-As orações adjetivas na construção do texto
INTERVALO: O sonho acabou?
|
-Introdução do tema da unidade,promovendo leitura de imagens da
página inicial;
-Leitura do poema buscando discutir os aspectos relevantes ;
-Leitura da crônica ( partilhar a leitura: escolhendo alguns alunos
para representarem os personagens presentes no texto) ;
-Estudo do texto através de atividade proposta no LD;
-Análise das características do gênero jornalístico abordando os
aspectos estruturais de uma reportagem diferenciando-a da notícia;
-Propor produção de uma reportagem;
-Estudo dialógico buscando construir conceitos sobre as orações
subordinadas substantivas e seu efeito na construção do texto;( uso do
data-show para exibição de slides)
Realização de atividades extras
( xerografadas ou escritas )
-Explanação oral sobre os pronomes relativos, com espaço para
intervenções e esclarecimentos necessários;
-Realização das atividades propostas pelo livro;
_Realização de atividades complementares ( trabalho com os
descritores SAEPE e PROVA BRASIL)
|
Livro didático
Vídeos
Data-show
Cartazes
Revistas
Jornais
|
- A avaliação será feita através de
atividades reflexivas, trabalhos individuais ou em duplas testes e provas.
Pontos a serem considerados
Dentro dos conteúdos atitudinais
Apresentação dos materiais necessários a aula; Comportamento adequado durante as aulas; Participação nas atividades propostas; Registro dos conteúdos em dia no caderno; Realização de tarefas encaminhadas para casa; |
REFERÊNCIAL BIBLIOGRÁFICO:
Cereja,Willian
Roberto
Cochar
Magalhães. 5.ed.reform. São Paulo Editora Atual
Português
Linguagens- 9º Ano
|
segunda-feira, 9 de abril de 2012
Planejamento 1º Bimestre 9º Ano
Planejamento 1º 7º Ano
![]()
FICHA DE PLANEJAMENTO DE UNIDADE
DIDÁTICA
Coordenador: Patrícia Amaral Disciplina: Português Série:
7º Ano Bimestre:1º
Período: 03/02 a 20/04/2012
|
||||
Competências
|
UNIDADE/SUBUNIDADE
|
ESTRATÉGIAS
|
RECURSOS DIDÁTICOS
|
AVALIAÇÃO
|
-Localizar informações explícitas.
-Localizar Informações implícitas
- Desenvolver estratégias de leitura
-Depreender o sentido (literal ou figurado) de uma
palavra ou expressão.
-Reconhecer características
próprias do tipo ou do gênero a que pertence o texto.
-Reconhecer características próprias do texto de ficção.
-Relacionar o narrador ao foco
narrativo.
-Reconhecer os elementos
constituintes do esquema narrativo.
-Manter
a continuidade temática do texto.
-Analisar as especificidades das diferentes classes
gramaticais na construção do texto.
|
TEMA: Heróis
O Herói e a conquista do impossível
1.Estudo do Texto
1.1Leitura e interpretação
1.3. Produção de Texto coletiva
( Narrativa Mítica)
1.4Análise e Reflexão sobre a Língua
-verbo
Estrutura do verbo
Formas Nominais do verbo
Locuções Verbais
1.3 Ortografia
Duas Faces de Herói
1.Estudo do Texto
1.1Leitura e interpretação
1.3. Produção de Texto Narrativo(individual)
1.4 Análise e Reflexão sobre a Língua
-Tempos do
Subjuntivo
-O Subjuntivo na construção do texto
O herói que habita em mim
1.Estudo do Texto
1.1Leitura e interpretação
1.3. Produção de Texto : HQ
1.4 Análise e Reflexão sobre a Língua
-O
advérbio
- O advérbio na construção do texto
INTERVALO
Produção de revista em quadrinhos
Atividade Coletiva
|
-Leitura
compartilhada,Leitura oral feita pela
professora ou ainda sugerir leitura silenciosa;
-Conhecer o
mito como gênero;
-debater
temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de argumentação orais ;
-Analisar por meio de atividades de leitura as características do tipo
narrativo;
-Exibição de
vídeo: “ Herói por acaso””
-Exibição de
vídeo: “ Batmam begins ”
- Explanação
dialógica dos aspectos verbais;
-Conhecer as
particularidades do verbo em relação à estrutura, à
regularidade/irregularidade e à formação do subjuntivo;
-Acompanhamento
das atividades propostas verificando a função semântica-estilística do verbo e
advérbio na construção do texto;
-Vivência
do Projeto: Heróis de Todos os tempos
-Realizar
eleição para escolha do nome da revista
|
Livro didático
Vídeos
Data-show
Imagens Mitológicas
Cartazes
Jornais
|
- A avaliação será feita através de atividades reflexivas, trabalhos
individuais ou em duplas testes e
provas.
Pontos a serem considerados
Dentro dos conteúdos atitudinais
Apresentação dos materiais necessários a aula; Comportamento adequado durante as aulas; Participação nas atividades propostas; Registro dos conteúdos em dia no caderno; Realização de tarefas encaminhadas para casa; |
REFERÊNCIAL BIBLIOGRÁFICO:
Cereja,Willian
Roberto
Cochar
Magalhães. 5.ed.reform. São Paulo Editora Atual
Português
Linguagens- 7º Ano
|
Planejamento 1º Bimestre 6º Ano
![]()
FICHA DE PLANEJAMENTO DE UNIDADE
DIDÁTICA
Coordenador: Patrícia Amaral Disciplina: Português Série:
6º Ano Bimestre:1º
Período: 03/02 a 20/04/2012
|
||||
COMPETÊNCIAS
|
UNIDADE/SUBUNIDADE
|
ESTRATÉGIAS
|
RECURSOS DIDÁTICOS
|
AVALIAÇÃO
|
-Localizar informações explícitas.
-Localizar Informações implícitas
-Reconhecer características próprias do tipo ou do
gênero a que pertence o texto.
-Reconhecimento dos elementos
constituintes do conto (enredo, tempo, espaço, personagens, narrador,
conflito, desfecho);
Explorar a contribuição dos aspectos paralingüísticos na
construção dos sentidos do discurso oral.
-Reconhecer as distintas estratégias argumentativas
típicas da fala.
-Identificar as expressões verbais que, num determinado
contexto cultural, indicam atitudes ou posturas de polidez.
-Analisar as especificidades das diferentes classes
gramaticais na construção do texto.
|
No Mundo da Fantasia
-Era uma vez
Gênero:Contos maravilhosos
1.- Estudo de
texto
1.1Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Conto
1.3Análise e Reflexão sobre a Língua
-Linguagem
verbal e não verbal
-Intelocutores
-A
língua e os códigos
-Código
lingüístico na construção do texto
-
Semântica e Discurso
Todas as crianças crescem...
Menos uma!
1.Estudo do Texto
1.1-Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Conto Maravilhoso
1.3 Análise e Reflexão sobre a Língua
-As
variedades Linguísticas
-Linguagem formal
-As
variedades linguísticas e a construção do texto
Terra de encantamento
1.
Estudo do texto
1.1Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Conto ( oral)
1.3 Análise e Reflexão sobre a Língua
-Texto, Discurso, gênero do discurso
-A intencionalidade discursiva
-Gêneros do discurso
A intencionalidade discursiva na construção do texto
INTERVALO: Histórias de hoje e sempre
|
-Leitura
compartilhada,Leitura oral feita pela
professora ou ainda sugerir leitura silenciosa;
-Explanação
oral sobre tema proposto pelo texto sugerindo a socialização de histórias
conhecidas dos alunos que tenham tradição oral;
-Analisar
por meio de atividades em dupla as características do gênero conto;
-Ampliar
os conceitos através do estudo da linguagem verbal e não verbal aplicando seu
uso através de atividade proposta pelo livro;
Análise
interpretativa seguida de correção explicativa com possíveis intervenções
-Exibição
de vídeo: “ A história sem fim III ”
-Estudo
da variedades lingüísticas utilizando tirinhas ou outros recursos proposto
pelo livro
-Exposição
dialógica sobre intencionalidade discursiva e gênero do discurso
-Vivência
do Projeto: Histórias de Hoje e Sempre-Dramatização |
Livro didático
Vídeos
Data-show
Gibis
Cartazes
Revistas
Jornais
|
- A avaliação será feita através de atividades
reflexivas, trabalhos individuais ou em duplas testes e provas.
Pontos a serem considerados
Dentro dos conteúdos atitudinais
Apresentação dos materiais necessários a aula; Comportamento adequado durante as aulas; Participação nas atividades propostas; Registro dos conteúdos em dia no caderno; Realização de tarefas encaminhadas para casa; |
REFERÊNCIAL BIBLIOGRÁFICO:
Cereja,Willian
Roberto
Cochar
Magalhães. 5.ed.reform. São Paulo Editora Atual
Português
Linguagens- 6º Ano
|
Assinar:
Postagens (Atom)