segunda-feira, 9 de abril de 2012

Planejamento 1º 7º Ano


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE AFOGADOS DA INGAZEIRA-PE
FICHA DE PLANEJAMENTO DE UNIDADE DIDÁTICA
Coordenador: Patrícia Amaral  Disciplina: Português    Série: 7º Ano       Bimestre:1º   
Período: 03/02 a 20/04/2012  

Competências
UNIDADE/SUBUNIDADE
ESTRATÉGIAS
RECURSOS DIDÁTICOS
AVALIAÇÃO

-Localizar informações explícitas.

-Localizar Informações implícitas

- Desenvolver estratégias de leitura

-Depreender o sentido (literal ou figurado) de uma palavra ou expressão.


-Reconhecer características próprias do tipo ou do gênero a que pertence o texto.

-Reconhecer características próprias do texto de ficção.

-Relacionar o narrador ao foco narrativo.

-Reconhecer os elementos constituintes do esquema narrativo.


-Manter a continuidade temática do texto.



 -Analisar as especificidades das diferentes classes gramaticais na construção do texto.

TEMA: Heróis
O Herói e a conquista do impossível
1.Estudo do Texto
1.1Leitura e interpretação
1.3. Produção de Texto coletiva
( Narrativa Mítica)
1.4Análise e Reflexão sobre a Língua
-verbo
Estrutura do verbo
Formas Nominais do verbo
Locuções Verbais
1.3 Ortografia

Duas Faces de Herói
1.Estudo do Texto
1.1Leitura e interpretação
1.3. Produção de Texto Narrativo(individual)
1.4 Análise e Reflexão sobre a Língua
-Tempos do Subjuntivo
-O Subjuntivo na construção do texto

O herói que habita em mim 
1.Estudo do Texto
1.1Leitura e interpretação
1.3. Produção de Texto : HQ
1.4 Análise e Reflexão sobre a Língua
-O advérbio
- O advérbio na construção do texto

INTERVALO
Produção de revista em quadrinhos
Atividade Coletiva
-Leitura compartilhada,Leitura oral feita pela  professora ou ainda sugerir leitura silenciosa;

-Conhecer o mito como gênero;

-debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de argumentação orais ;
 -Analisar por meio de atividades  de leitura as características do tipo narrativo;

-Exibição de vídeo: “ Herói por acaso””

-Exibição de vídeo: “ Batmam begins ”

- Explanação dialógica dos aspectos verbais;
-Conhecer as particularidades do verbo em relação à estrutura, à regularidade/irregularidade e à formação do subjuntivo;

-Acompanhamento das atividades propostas verificando a função semântica-estilística do verbo e advérbio na construção do texto;
-Vivência do Projeto: Heróis de Todos os tempos
-Realizar eleição para escolha do nome da revista


Livro didático

Vídeos

Data-show

Imagens Mitológicas

Cartazes

Jornais



- A avaliação será feita através de atividades reflexivas, trabalhos individuais ou em duplas  testes e provas.

Pontos a serem considerados
Dentro dos conteúdos atitudinais

Apresentação dos materiais necessários a aula;

Comportamento adequado durante as aulas;

Participação nas atividades propostas;

Registro dos conteúdos em dia no caderno;

Realização de tarefas encaminhadas para casa;



REFERÊNCIAL BIBLIOGRÁFICO:
Cereja,Willian Roberto
Cochar Magalhães. 5.ed.reform. São Paulo Editora Atual
Português Linguagens- 7º Ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário