![]()
FICHA DE PLANEJAMENTO DE UNIDADE
DIDÁTICA
Coordenador: Patrícia Amaral Disciplina: Português Série:
6º Ano Bimestre:1º
Período: 03/02 a 20/04/2012
|
||||
COMPETÊNCIAS
|
UNIDADE/SUBUNIDADE
|
ESTRATÉGIAS
|
RECURSOS DIDÁTICOS
|
AVALIAÇÃO
|
-Localizar informações explícitas.
-Localizar Informações implícitas
-Reconhecer características próprias do tipo ou do
gênero a que pertence o texto.
-Reconhecimento dos elementos
constituintes do conto (enredo, tempo, espaço, personagens, narrador,
conflito, desfecho);
Explorar a contribuição dos aspectos paralingüísticos na
construção dos sentidos do discurso oral.
-Reconhecer as distintas estratégias argumentativas
típicas da fala.
-Identificar as expressões verbais que, num determinado
contexto cultural, indicam atitudes ou posturas de polidez.
-Analisar as especificidades das diferentes classes
gramaticais na construção do texto.
|
No Mundo da Fantasia
-Era uma vez
Gênero:Contos maravilhosos
1.- Estudo de
texto
1.1Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Conto
1.3Análise e Reflexão sobre a Língua
-Linguagem
verbal e não verbal
-Intelocutores
-A
língua e os códigos
-Código
lingüístico na construção do texto
-
Semântica e Discurso
Todas as crianças crescem...
Menos uma!
1.Estudo do Texto
1.1-Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Conto Maravilhoso
1.3 Análise e Reflexão sobre a Língua
-As
variedades Linguísticas
-Linguagem formal
-As
variedades linguísticas e a construção do texto
Terra de encantamento
1.
Estudo do texto
1.1Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Conto ( oral)
1.3 Análise e Reflexão sobre a Língua
-Texto, Discurso, gênero do discurso
-A intencionalidade discursiva
-Gêneros do discurso
A intencionalidade discursiva na construção do texto
INTERVALO: Histórias de hoje e sempre
|
-Leitura
compartilhada,Leitura oral feita pela
professora ou ainda sugerir leitura silenciosa;
-Explanação
oral sobre tema proposto pelo texto sugerindo a socialização de histórias
conhecidas dos alunos que tenham tradição oral;
-Analisar
por meio de atividades em dupla as características do gênero conto;
-Ampliar
os conceitos através do estudo da linguagem verbal e não verbal aplicando seu
uso através de atividade proposta pelo livro;
Análise
interpretativa seguida de correção explicativa com possíveis intervenções
-Exibição
de vídeo: “ A história sem fim III ”
-Estudo
da variedades lingüísticas utilizando tirinhas ou outros recursos proposto
pelo livro
-Exposição
dialógica sobre intencionalidade discursiva e gênero do discurso
-Vivência
do Projeto: Histórias de Hoje e Sempre-Dramatização |
Livro didático
Vídeos
Data-show
Gibis
Cartazes
Revistas
Jornais
|
- A avaliação será feita através de atividades
reflexivas, trabalhos individuais ou em duplas testes e provas.
Pontos a serem considerados
Dentro dos conteúdos atitudinais
Apresentação dos materiais necessários a aula; Comportamento adequado durante as aulas; Participação nas atividades propostas; Registro dos conteúdos em dia no caderno; Realização de tarefas encaminhadas para casa; |
REFERÊNCIAL BIBLIOGRÁFICO:
Cereja,Willian
Roberto
Cochar
Magalhães. 5.ed.reform. São Paulo Editora Atual
Português
Linguagens- 6º Ano
|
segunda-feira, 9 de abril de 2012
Planejamento 1º Bimestre 6º Ano
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário