segunda-feira, 9 de abril de 2012

Planejamento 1º Bimestre 6º Ano


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE AFOGADOS DA INGAZEIRA-PE
FICHA DE PLANEJAMENTO DE UNIDADE DIDÁTICA
Coordenador: Patrícia Amaral  Disciplina: Português    Série: 6º Ano       Bimestre:1º   
Período: 03/02 a 20/04/2012  

COMPETÊNCIAS
UNIDADE/SUBUNIDADE
ESTRATÉGIAS
RECURSOS DIDÁTICOS
AVALIAÇÃO

-Localizar informações explícitas.

-Localizar Informações implícitas

-Reconhecer características próprias do tipo ou do gênero a que pertence o texto.

-Reconhecimento dos elementos constituintes do conto (enredo, tempo, espaço, personagens, narrador, conflito, desfecho);



Explorar a contribuição dos aspectos paralingüísticos na construção dos sentidos do discurso oral.


-Reconhecer as distintas estratégias argumentativas típicas da fala.

-Identificar as expressões verbais que, num determinado contexto cultural, indicam atitudes ou posturas de polidez.


-Analisar as especificidades das diferentes classes gramaticais na construção do texto.


No Mundo da Fantasia
-Era uma vez
Gênero:Contos maravilhosos  
1.- Estudo de texto
 1.1Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Conto
 1.3Análise e Reflexão sobre a Língua
-Linguagem verbal e não verbal
-Intelocutores
-A língua e os códigos
-Código lingüístico na construção do texto
- Semântica e Discurso
Todas as crianças crescem...
Menos uma!

1.Estudo do Texto
1.1-Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Conto Maravilhoso
1.3  Análise e Reflexão sobre a Língua
-As variedades Linguísticas
-Linguagem formal
-As variedades linguísticas e a construção do texto
Terra de encantamento
1.        Estudo do texto
1.1Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Conto ( oral)
1.3  Análise e Reflexão sobre a Língua
-Texto, Discurso, gênero do discurso
-A intencionalidade discursiva
-Gêneros do discurso
A intencionalidade discursiva na construção do texto
INTERVALO: Histórias de hoje e sempre
-Leitura compartilhada,Leitura oral feita pela  professora ou ainda sugerir leitura silenciosa;

-Explanação oral sobre tema proposto pelo texto sugerindo a socialização de histórias conhecidas dos alunos que tenham tradição oral;
-Analisar por meio de atividades em dupla as características do gênero conto;

-Ampliar os conceitos através do estudo da linguagem verbal e não verbal aplicando seu uso através de atividade proposta pelo livro;
Análise interpretativa seguida de correção explicativa com possíveis intervenções

-Exibição de vídeo: “ A história sem fim III ”

-Estudo da variedades lingüísticas utilizando tirinhas ou outros recursos proposto pelo livro

-Exposição dialógica sobre intencionalidade discursiva e gênero do discurso
-Vivência do Projeto: Histórias de Hoje e Sempre
-Dramatização


Livro didático

Vídeos

Data-show

Gibis

Cartazes

Revistas

Jornais



- A avaliação será feita através de atividades reflexivas, trabalhos individuais ou em duplas  testes e provas.

Pontos a serem considerados
Dentro dos conteúdos atitudinais

Apresentação dos materiais necessários a aula;

Comportamento adequado durante as aulas;

Participação nas atividades propostas;

Registro dos conteúdos em dia no caderno;

Realização de tarefas encaminhadas para casa;



REFERÊNCIAL BIBLIOGRÁFICO:
Cereja,Willian Roberto
Cochar Magalhães. 5.ed.reform. São Paulo Editora Atual
Português Linguagens- 6º Ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário