segunda-feira, 9 de abril de 2012

Planejamento 1º Bimestre 9º Ano


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE AFOGADOS DA INGAZEIRA-PE
FICHA DE PLANEJAMENTO DE UNIDADE DIDÁTICA
Coordenador: Patrícia Amaral  Disciplina: Português    Série: 9º Ano       Bimestre:1º   
Período: 03/02 a 20/04/2012  

COMPETÊNCIAS
UNIDADE/SUBUNIDADE
ESTRATÉGIAS
RECURSOS DIDÁTICOS
AVALIAÇÃO

-Localizar informações explícitas.

-Localizar Informações implícitas

-Reconhecer características próprias do tipo ou do gênero a que pertence o texto.

-Observação dos efeitos de sentido produzidos pela utilização de elementos não-verbais.

-Exposição de síntese das ideias centrais do texto.

-Expressão de opinião sobre ideias apresentadas em textos jornalísticos de divulgação científica;

-Reconhecimento, entre partes de textos, das relações textuais indicadas por meio de expressões conectoras;


A  dança das gerações
-Pais
Gênero:Crônica
1.- Estudo de texto
 1.1Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Reportagem
1.3 Análise e Reflexão sobre a Língua
-Orações subordinadas substantivas
-Orações subordinadas substantivas reduzidas
-Orações substantivas na construção do texto
ORTOGRAFIA
-Plural dos substantivos compostos
A dança de valores
1.Estudo do Texto
-Leitura de Imagens
1.1-Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Reportagem
1.3  Análise e Reflexão sobre a Língua
-Pronome relativo Que, cujo e onde
O pronome relativo na construção do texto
Os valores e a felicidade
1.        Estudo do texto
1.1Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Editorial
1.3  Análise e Reflexão sobre a Língua
-As orações subordinadas adjetivas
-Classificação das orações adjetivas
-As orações adjetivas na construção do texto
INTERVALO:  O sonho acabou?
-Introdução do tema da unidade,promovendo leitura de imagens da página inicial;
-Leitura do poema buscando discutir os aspectos relevantes ;
-Leitura da crônica ( partilhar a leitura: escolhendo alguns alunos para representarem os personagens presentes no texto) ;
-Estudo do texto através de atividade proposta no LD;
-Análise das características do gênero jornalístico abordando os aspectos estruturais de uma reportagem diferenciando-a da notícia;
-Propor produção de uma reportagem;
-Estudo dialógico buscando construir conceitos sobre as orações subordinadas substantivas e seu efeito na construção do texto;( uso do data-show para exibição de slides)
Realização de atividades extras
( xerografadas ou escritas )
-Explanação oral sobre os pronomes relativos, com espaço para intervenções e esclarecimentos necessários;
-Realização das atividades propostas pelo livro;
_Realização de atividades complementares ( trabalho com os descritores SAEPE e PROVA BRASIL)



Livro didático

Vídeos

Data-show

Cartazes

Revistas

Jornais



- A avaliação será feita através de atividades reflexivas, trabalhos individuais ou em duplas  testes e provas.

Pontos a serem considerados
Dentro dos conteúdos atitudinais

Apresentação dos materiais necessários a aula;

Comportamento adequado durante as aulas;

Participação nas atividades propostas;

Registro dos conteúdos em dia no caderno;

Realização de tarefas encaminhadas para casa;



REFERÊNCIAL BIBLIOGRÁFICO:
Cereja,Willian Roberto
Cochar Magalhães. 5.ed.reform. São Paulo Editora Atual
Português Linguagens- 9º Ano

Nenhum comentário:

Postar um comentário