![]()
FICHA DE PLANEJAMENTO DE UNIDADE
DIDÁTICA
Coordenador: Patrícia Amaral Disciplina: Português Série:
9º Ano Bimestre:1º
Período: 03/02 a 20/04/2012
|
||||
COMPETÊNCIAS
|
UNIDADE/SUBUNIDADE
|
ESTRATÉGIAS
|
RECURSOS
DIDÁTICOS
|
AVALIAÇÃO
|
-Localizar informações explícitas.
-Localizar Informações implícitas
-Reconhecer características próprias do tipo ou
do gênero a que pertence o texto.
-Observação
dos efeitos de sentido produzidos pela utilização de elementos não-verbais.
-Exposição de síntese das ideias
centrais do texto.
-Expressão de opinião sobre ideias apresentadas em textos
jornalísticos de divulgação científica;
-Reconhecimento, entre partes de textos, das relações textuais
indicadas por meio de expressões conectoras;
|
A dança das gerações
-Pais
Gênero:Crônica
1.- Estudo de texto
1.1Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Reportagem
1.3 Análise e Reflexão sobre a Língua
-Orações subordinadas substantivas
-Orações subordinadas substantivas reduzidas
-Orações substantivas na construção do texto
ORTOGRAFIA
-Plural dos substantivos compostos
A dança de valores
1.Estudo do Texto
-Leitura
de Imagens
1.1-Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Reportagem
1.3
Análise e Reflexão sobre a Língua
-Pronome
relativo Que, cujo e onde
O pronome relativo na construção do texto
Os valores e a felicidade
1.
Estudo do texto
1.1Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Editorial
1.3 Análise e Reflexão sobre a Língua
-As orações subordinadas adjetivas
-Classificação das orações adjetivas
-As orações adjetivas na construção do texto
INTERVALO: O sonho acabou?
|
-Introdução do tema da unidade,promovendo leitura de imagens da
página inicial;
-Leitura do poema buscando discutir os aspectos relevantes ;
-Leitura da crônica ( partilhar a leitura: escolhendo alguns alunos
para representarem os personagens presentes no texto) ;
-Estudo do texto através de atividade proposta no LD;
-Análise das características do gênero jornalístico abordando os
aspectos estruturais de uma reportagem diferenciando-a da notícia;
-Propor produção de uma reportagem;
-Estudo dialógico buscando construir conceitos sobre as orações
subordinadas substantivas e seu efeito na construção do texto;( uso do
data-show para exibição de slides)
Realização de atividades extras
( xerografadas ou escritas )
-Explanação oral sobre os pronomes relativos, com espaço para
intervenções e esclarecimentos necessários;
-Realização das atividades propostas pelo livro;
_Realização de atividades complementares ( trabalho com os
descritores SAEPE e PROVA BRASIL)
|
Livro didático
Vídeos
Data-show
Cartazes
Revistas
Jornais
|
- A avaliação será feita através de
atividades reflexivas, trabalhos individuais ou em duplas testes e provas.
Pontos a serem considerados
Dentro dos conteúdos atitudinais
Apresentação dos materiais necessários a aula; Comportamento adequado durante as aulas; Participação nas atividades propostas; Registro dos conteúdos em dia no caderno; Realização de tarefas encaminhadas para casa; |
REFERÊNCIAL BIBLIOGRÁFICO:
Cereja,Willian
Roberto
Cochar
Magalhães. 5.ed.reform. São Paulo Editora Atual
Português
Linguagens- 9º Ano
|
segunda-feira, 9 de abril de 2012
Planejamento 1º Bimestre 9º Ano
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário