segunda-feira, 5 de novembro de 2012

Conferência Nacional de Educação dará continuidade ao debate do PNE reforçando SNE
No calor do debate e mobilização do movimento estudantil e educacional em torno da aprovação do Plano Nacional de Educação (PNE), começam os preparativos para a II Conferência Nacional de Educação (II CONAE), marcada para acontecer entre os dias 17 e 21 de fevereiro de 2014, em Brasília. A primeira conferência, realizada em 2010, aprovou um texto que serviu de base para a elaboração do atual PNE, atualmente em tramitação no congresso Nacional.
Para 2014, o tema central da conferência será “O PNE na articulação do Sistema Nacional de Educação: Participação Popular, Cooperação Federativa e Regime de Colaboração”, e a expectativa do encontro, que reunirá diversas entidades e movimentos sociais, é oferecer espaço para deliberações que possam resultar na elaboração de um conjunto de propostas para subsidiar a efetivação e a implementação do Plano Nacional de Educação, no contexto da construção desse sistema.
A UNE e a UBEs participam do Fórum Nacional de Educação (FNE), responsável por encaminhar as deliberações da I CONAE e acompanhar a construção do PNE. “Estamos colocando uma linha de continuidade do debate para essa próxima edição da CONAE. Em 2010, a conferência cumpriu o importante papel de retomar as articulações do movimento educacional a partir do PNE, para 2014 não vamos mais discutir o conteúdo do plano, mas sim como daremos um passo a mais na formulação de políticas e na estruturação do SNE”, explicou o diretor de políticas educacionais da UNE, Estevão Cruz.
Essa diretriz que norteará o debate da II CONAE foi definida no dia 19 de outubro com a aprovação pelo FNE de um documento. O FNE destaca, na apresentação do mesmo documento que a “II CONAE será um espaço democrático de construção de acordos entre atores sociais, que, expressando valores e posições diferenciados sobre os aspectos culturais, políticos, econômicos, apontará renovadas perspectivas para a organização da educação nacional e a consolidação do novo PNE, fruto do movimento desencadeado pela I Conae, ao indicar ações e estratégias concretas para as políticas de Estado de educação básica e superior, assentadas na defesa da construção do Sistema Nacional de Educação e na regulamentação do regime de colaboração entre os entes federados”.
A II CONAE será lançada oficialmente no dia 19 de novembro. Mais informações aqui.
Fonte: UNE

REDISTRIBUIÇÃO DOS ROYALTIES SERÁ VOTADA NA TERÇA, RECURSOS VÃO PARA A EDUCAÇÃO

O relator do projeto de redistribuição dos royalties do petróleo (PL 2565/11), deputado Carlos Zarattini (PT-SP), já alterou o seu parecer para permitir que 100% dos recursos sejam destinados à educação. A proposta será votada na próxima terça-feira, segundo o acordo feito pelos líderes partidários nesta quarta.
Os recursos para a educação serão usados para cumprir o percentual de investimento de 10% do PIB previsto no Plano Nacional de Educação, aprovado pela Câmara e em análise no Senado. "Fomos favoráveis aos 10% e é fundamental ter fonte de receita", disse o líder do governo, Arlindo Chinaglia (PT-SP).
Ele disse ainda que o investimento em educação é uma determinação da presidente da República, Dilma Rousseff. "Em sendo o petróleo uma riqueza que se dissipa com o tempo, não podemos, ao final de um processo muito rico de exploração, deixar de transformar profundamente a realidade do País", disse Chinaglia.
O presidente da Câmara, Marco Maia, garantiu que o adiamento da votação, prevista para esta quarta-feira, não vai representar nenhum prejuízo para a proposta. "Não tem prejuízo nenhum porque foi um acordo firmado entre todos os líderes partidários. Já há um entendimento na Casa da necessidade da votação dos royalties na próxima semana e o acordo só vai facilitar a tramitação do projeto, a discussão, o debate e a votação na próxima terça-feira. Foi isso que me levou inclusive a concordar com este acordo proposto pelos líderes da oposição e da situação."
Quebra de contratos
O texto do relator, no entanto, não tem o aval integral do governo, que teme insegurança jurídica em relação aos contratos vigentes. O relatório determina que a lei entrará em vigor em janeiro de 2013 e, portanto, poderá ser aplicada aos royalties pagos a partir desta data. Para Zarattini, as empresas continuarão pagando os mesmos percentuais dos royalties e de participação especial e, portanto, não haverá quebra de contrato.
"O que existe de contrato é entre a União e as empresas petroleiras, e esse documento diz o quanto cada companhia tem de pagar de royalties e de participação especial, não vamos mudar nada disso", esclareceu Zarattini. "O que estamos alterando é a distribuição dessa arrecadação entre os estados e municípios, o que não está prevista em contrato, mas em lei, uma lei que já foi alterada outras vezes."
O líder do governo, no entanto, disse que alguns órgãos do governo entendem que o texto de Zarattini permite a violação de contratos vigentes. "O pressuposto maior do governo é de que não pode haver nenhuma quebra de contrato", ressaltou o líder. Chinaglia informou que, apesar das divergências, o governo não pretende impedir a votação da proposta na próxima semana. "Vamos reunir a base para discutir o mérito e irmos a Plenário", afirmou.
Compromisso
O líder do PMDB, Henrique Eduardo Alves (RN), disse que o partido tem o "compromisso intransferível" de votar o projeto dos royalties na próxima terça-feira. "Na terça-feira, o PMDB só se retirará do Plenário — mesmo se a sessão entrar pela madrugada — após a leitura e a votação do projeto dos royalties", disse.
A proposta sobre royalties em discussão na Câmara beneficia estados e municípios que não têm áreas de extração de petróleo. A redistribuição alcança tanto as áreas do pré-sal quanto do pós-sal e enfrenta resistência dos principais estados produtores, em especial o Rio de Janeiro e Espírito Santo.
Fonte: Agência Câmara de Notícias

 

quinta-feira, 20 de setembro de 2012

ESCOLA FRANCISCA LIRA

 fotos registram a Gincana de Leitura "Nos bastidores do cotidiano" de Laé de Souza (livro composto por crônicas). A gincana passou pelo 6º ano "B" e agora está no 6º ano "A". Futuramente passará pelo 7º e 8º anos.
PARABÉNS A TODA EQUIPE PELO EMPENHO E PRINCIPALMENTE A COORDENADOR LEITURA PELA CONDUÇÃO DAS ATIVIDADES NA SALA DE LEITURA.

Foto2418.jpg
Foto2431.jpg

Foto2440.jpgFoto2446.jpg



terça-feira, 21 de agosto de 2012

Parabéns!!!!!!

As Escolas Municipais da cidade de Afogados da Ingazeira estão de parabéns pelo desempenho no IDEB. As notas revelam que a educação da rede municipal vem avançando, não atingindo, mas suoperando as metas projetadas pelo MEC.

Escolas Destaque!

Em Pernambuco, as escolas do interior despontam no ranking das 10 instituições que obtiveram as melhores notas para o ensino fundamental I e II. Segundo a pesquisa, as instituições pernambucanas mais bem avaliadas obtiveram nota 6, superior à estimativa para 2022. Nas que estão entre as dez melhores do quinto ao nono anos do ensino fundamental, as Escolas Dom Mota (Afogados), Tomé Francisco (Quixaba) e Olímpio Torres (Tuparetama) estão na lista.

 

quarta-feira, 8 de agosto de 2012

GONZAGÃO - Riacho do Navio

Riacho do Navio

Luíz Gonzaga

Riacho do Navio
Corre pro Pajeú
O rio Pajeú vai despejar
No São Francisco
O rio São Francisco
Vai bater no "mei" do mar
O rio São Francisco
Vai bater no "mei" do mar
(Bis)
Ah! se eu fosse um peixe
Ao contrário do rio
Nadava contra as águas
E nesse desafio
Saía lá do mar pro
Riacho do Navio
Eu ia direitinho pro
Riacho do Navio
Pra ver o meu brejinho
Fazer umas caçada
Ver as "pegá" de boi
Andar nas vaquejada
Dormir ao som do chocalho
E acordar com a passarada
Sem rádio e nem notícia
Das terra civilizada
Sem rádio e nem notícia
Das Terra civilizada.

ATIVIDADE PARA 0 7º ANO (DOM MOTA)

ATIVIDADES (FRASE, ORAÇÃO E PERÍODO)

1. Das frases abaixo relacionadas, indique as que contêm oração ou orações:
(    ) Que dia quente!
(    ) Belas, as manhãs sertanejas!
(    ) Estou em Monteiro há onze anos.
(    ) O aluno compreende perfeitamente o olhar do professor .
(    ) Silêncio!
(    ) O sol brilhava no céu nordestino.

2.  Assinale as alternativas em que não há oração:
(    ) Havia muita gente naquela festa.
(    ) Socorro!
(    ) Que tristeza!
(    ) Aquele aluno nao se saiu bem na avaliação.
(    ) Despediu‑se da esposa antes de viajar para aItália.
(    ) Atenção, curva sinuosa!
(    ) Banco do Brasil.

3.  Destaque os verbos e informe se as frases abaixo contêm uma ou mais orações.
a) Governo anuncia remédios gratuitos para hipertensão e diabetes.
...........................................................................................................................................
b) Rivaldo domina, faz a finta na área e marca o seu 1º no São Paulo.
.........................................................................................................................................................................................
c) Laje de shopping em construção desaba e soterra operário em SP.
..........................................................................................................................................
d) Carro cai em rio congelado nos EUA e três pessoas morrem.
...............................................................................................................................

Análise Sintática - Aula 2: Frase,oração e período

domingo, 15 de abril de 2012

HOMENAGEM AOS PROFESSORES

Aula de Português

AULA DE PORTUGUÊS
A linguagem
na ponta da língua
tão fácil de falar
e de entender.
A linguagem
na superfície estrelada de letras,
sabe lá o que quer dizer?
Professor Carlos Góis, ele é quem sabe,
e vai desmatando
o amazonas de minha ignorância.
Figuras de gramática, esquipáticas,
atropelam-me, aturdem-me, seqüestram-me.
Já esqueci a língua em que comia,
em que pedia para ir lá fora,
em que levava e dava pontapé,
a língua, breve língua entrecortada
do namoro com a priminha.
O português são dois; o outro, mistério.
Carlos Drummond de Andrade. "Esquecer para lembrar". Rio de Janeiro: José Olympio, 1979.

segunda-feira, 9 de abril de 2012

Planejamento 1º Bimestre 9º Ano


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE AFOGADOS DA INGAZEIRA-PE
FICHA DE PLANEJAMENTO DE UNIDADE DIDÁTICA
Coordenador: Patrícia Amaral  Disciplina: Português    Série: 9º Ano       Bimestre:1º   
Período: 03/02 a 20/04/2012  

COMPETÊNCIAS
UNIDADE/SUBUNIDADE
ESTRATÉGIAS
RECURSOS DIDÁTICOS
AVALIAÇÃO

-Localizar informações explícitas.

-Localizar Informações implícitas

-Reconhecer características próprias do tipo ou do gênero a que pertence o texto.

-Observação dos efeitos de sentido produzidos pela utilização de elementos não-verbais.

-Exposição de síntese das ideias centrais do texto.

-Expressão de opinião sobre ideias apresentadas em textos jornalísticos de divulgação científica;

-Reconhecimento, entre partes de textos, das relações textuais indicadas por meio de expressões conectoras;


A  dança das gerações
-Pais
Gênero:Crônica
1.- Estudo de texto
 1.1Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Reportagem
1.3 Análise e Reflexão sobre a Língua
-Orações subordinadas substantivas
-Orações subordinadas substantivas reduzidas
-Orações substantivas na construção do texto
ORTOGRAFIA
-Plural dos substantivos compostos
A dança de valores
1.Estudo do Texto
-Leitura de Imagens
1.1-Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Reportagem
1.3  Análise e Reflexão sobre a Língua
-Pronome relativo Que, cujo e onde
O pronome relativo na construção do texto
Os valores e a felicidade
1.        Estudo do texto
1.1Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Editorial
1.3  Análise e Reflexão sobre a Língua
-As orações subordinadas adjetivas
-Classificação das orações adjetivas
-As orações adjetivas na construção do texto
INTERVALO:  O sonho acabou?
-Introdução do tema da unidade,promovendo leitura de imagens da página inicial;
-Leitura do poema buscando discutir os aspectos relevantes ;
-Leitura da crônica ( partilhar a leitura: escolhendo alguns alunos para representarem os personagens presentes no texto) ;
-Estudo do texto através de atividade proposta no LD;
-Análise das características do gênero jornalístico abordando os aspectos estruturais de uma reportagem diferenciando-a da notícia;
-Propor produção de uma reportagem;
-Estudo dialógico buscando construir conceitos sobre as orações subordinadas substantivas e seu efeito na construção do texto;( uso do data-show para exibição de slides)
Realização de atividades extras
( xerografadas ou escritas )
-Explanação oral sobre os pronomes relativos, com espaço para intervenções e esclarecimentos necessários;
-Realização das atividades propostas pelo livro;
_Realização de atividades complementares ( trabalho com os descritores SAEPE e PROVA BRASIL)



Livro didático

Vídeos

Data-show

Cartazes

Revistas

Jornais



- A avaliação será feita através de atividades reflexivas, trabalhos individuais ou em duplas  testes e provas.

Pontos a serem considerados
Dentro dos conteúdos atitudinais

Apresentação dos materiais necessários a aula;

Comportamento adequado durante as aulas;

Participação nas atividades propostas;

Registro dos conteúdos em dia no caderno;

Realização de tarefas encaminhadas para casa;



REFERÊNCIAL BIBLIOGRÁFICO:
Cereja,Willian Roberto
Cochar Magalhães. 5.ed.reform. São Paulo Editora Atual
Português Linguagens- 9º Ano

Planejamento 1º 7º Ano


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE AFOGADOS DA INGAZEIRA-PE
FICHA DE PLANEJAMENTO DE UNIDADE DIDÁTICA
Coordenador: Patrícia Amaral  Disciplina: Português    Série: 7º Ano       Bimestre:1º   
Período: 03/02 a 20/04/2012  

Competências
UNIDADE/SUBUNIDADE
ESTRATÉGIAS
RECURSOS DIDÁTICOS
AVALIAÇÃO

-Localizar informações explícitas.

-Localizar Informações implícitas

- Desenvolver estratégias de leitura

-Depreender o sentido (literal ou figurado) de uma palavra ou expressão.


-Reconhecer características próprias do tipo ou do gênero a que pertence o texto.

-Reconhecer características próprias do texto de ficção.

-Relacionar o narrador ao foco narrativo.

-Reconhecer os elementos constituintes do esquema narrativo.


-Manter a continuidade temática do texto.



 -Analisar as especificidades das diferentes classes gramaticais na construção do texto.

TEMA: Heróis
O Herói e a conquista do impossível
1.Estudo do Texto
1.1Leitura e interpretação
1.3. Produção de Texto coletiva
( Narrativa Mítica)
1.4Análise e Reflexão sobre a Língua
-verbo
Estrutura do verbo
Formas Nominais do verbo
Locuções Verbais
1.3 Ortografia

Duas Faces de Herói
1.Estudo do Texto
1.1Leitura e interpretação
1.3. Produção de Texto Narrativo(individual)
1.4 Análise e Reflexão sobre a Língua
-Tempos do Subjuntivo
-O Subjuntivo na construção do texto

O herói que habita em mim 
1.Estudo do Texto
1.1Leitura e interpretação
1.3. Produção de Texto : HQ
1.4 Análise e Reflexão sobre a Língua
-O advérbio
- O advérbio na construção do texto

INTERVALO
Produção de revista em quadrinhos
Atividade Coletiva
-Leitura compartilhada,Leitura oral feita pela  professora ou ainda sugerir leitura silenciosa;

-Conhecer o mito como gênero;

-debater temas propostos pelos textos e desenvolver habilidades de argumentação orais ;
 -Analisar por meio de atividades  de leitura as características do tipo narrativo;

-Exibição de vídeo: “ Herói por acaso””

-Exibição de vídeo: “ Batmam begins ”

- Explanação dialógica dos aspectos verbais;
-Conhecer as particularidades do verbo em relação à estrutura, à regularidade/irregularidade e à formação do subjuntivo;

-Acompanhamento das atividades propostas verificando a função semântica-estilística do verbo e advérbio na construção do texto;
-Vivência do Projeto: Heróis de Todos os tempos
-Realizar eleição para escolha do nome da revista


Livro didático

Vídeos

Data-show

Imagens Mitológicas

Cartazes

Jornais



- A avaliação será feita através de atividades reflexivas, trabalhos individuais ou em duplas  testes e provas.

Pontos a serem considerados
Dentro dos conteúdos atitudinais

Apresentação dos materiais necessários a aula;

Comportamento adequado durante as aulas;

Participação nas atividades propostas;

Registro dos conteúdos em dia no caderno;

Realização de tarefas encaminhadas para casa;



REFERÊNCIAL BIBLIOGRÁFICO:
Cereja,Willian Roberto
Cochar Magalhães. 5.ed.reform. São Paulo Editora Atual
Português Linguagens- 7º Ano

Planejamento 1º Bimestre 6º Ano


SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO DE AFOGADOS DA INGAZEIRA-PE
FICHA DE PLANEJAMENTO DE UNIDADE DIDÁTICA
Coordenador: Patrícia Amaral  Disciplina: Português    Série: 6º Ano       Bimestre:1º   
Período: 03/02 a 20/04/2012  

COMPETÊNCIAS
UNIDADE/SUBUNIDADE
ESTRATÉGIAS
RECURSOS DIDÁTICOS
AVALIAÇÃO

-Localizar informações explícitas.

-Localizar Informações implícitas

-Reconhecer características próprias do tipo ou do gênero a que pertence o texto.

-Reconhecimento dos elementos constituintes do conto (enredo, tempo, espaço, personagens, narrador, conflito, desfecho);



Explorar a contribuição dos aspectos paralingüísticos na construção dos sentidos do discurso oral.


-Reconhecer as distintas estratégias argumentativas típicas da fala.

-Identificar as expressões verbais que, num determinado contexto cultural, indicam atitudes ou posturas de polidez.


-Analisar as especificidades das diferentes classes gramaticais na construção do texto.


No Mundo da Fantasia
-Era uma vez
Gênero:Contos maravilhosos  
1.- Estudo de texto
 1.1Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Conto
 1.3Análise e Reflexão sobre a Língua
-Linguagem verbal e não verbal
-Intelocutores
-A língua e os códigos
-Código lingüístico na construção do texto
- Semântica e Discurso
Todas as crianças crescem...
Menos uma!

1.Estudo do Texto
1.1-Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Conto Maravilhoso
1.3  Análise e Reflexão sobre a Língua
-As variedades Linguísticas
-Linguagem formal
-As variedades linguísticas e a construção do texto
Terra de encantamento
1.        Estudo do texto
1.1Compreensão e Interpretação
1.2 Produção de Texto:
Conto ( oral)
1.3  Análise e Reflexão sobre a Língua
-Texto, Discurso, gênero do discurso
-A intencionalidade discursiva
-Gêneros do discurso
A intencionalidade discursiva na construção do texto
INTERVALO: Histórias de hoje e sempre
-Leitura compartilhada,Leitura oral feita pela  professora ou ainda sugerir leitura silenciosa;

-Explanação oral sobre tema proposto pelo texto sugerindo a socialização de histórias conhecidas dos alunos que tenham tradição oral;
-Analisar por meio de atividades em dupla as características do gênero conto;

-Ampliar os conceitos através do estudo da linguagem verbal e não verbal aplicando seu uso através de atividade proposta pelo livro;
Análise interpretativa seguida de correção explicativa com possíveis intervenções

-Exibição de vídeo: “ A história sem fim III ”

-Estudo da variedades lingüísticas utilizando tirinhas ou outros recursos proposto pelo livro

-Exposição dialógica sobre intencionalidade discursiva e gênero do discurso
-Vivência do Projeto: Histórias de Hoje e Sempre
-Dramatização


Livro didático

Vídeos

Data-show

Gibis

Cartazes

Revistas

Jornais



- A avaliação será feita através de atividades reflexivas, trabalhos individuais ou em duplas  testes e provas.

Pontos a serem considerados
Dentro dos conteúdos atitudinais

Apresentação dos materiais necessários a aula;

Comportamento adequado durante as aulas;

Participação nas atividades propostas;

Registro dos conteúdos em dia no caderno;

Realização de tarefas encaminhadas para casa;



REFERÊNCIAL BIBLIOGRÁFICO:
Cereja,Willian Roberto
Cochar Magalhães. 5.ed.reform. São Paulo Editora Atual
Português Linguagens- 6º Ano